Tuesday, July 18, 2006

Alexander Tanko

Único filho de JB Tanko (http://pt.wikipedia.org/wiki/J.B._Tanko) formou-se em engenharia na UFRJ nos anos 70 e no inicio da década de 80 despertou o interesse na produção audiovisual herdado no sangue Croata do pai que ate seu falecimento em 1993 com 87 anos continuou na ativa dirigindo seu derradeiro filme com 81 anos (Os Fantasmas Trapalhões).
Fundou a extinta Tanko Filmes, segundo o jornal especializado Meio & Mensagem (http://www.meioemensagem.com.br/mmonline/jsp/Navega.jsp?pIdConteudo=82472) “uma das maiores produtoras de filmes e comerciais do Rio de Janeiro, nas últimas três décadas”, sendo responsável durante anos da produção televisiva da Casas Sendas entre outras redes de varejo e merecedor de vários prêmios no mercado publicitário.
Forneceu infra-estrutura operacional para diversas campanhas políticas destacando-se as de Leonel Brizola, Marcelo Alencar, César Maia entre tantos outros.
Sua sua visão avançada e criativa trouxe para o mercado de produção a primeira câmera videografica com “CCDs” ( as famosas “sem tubos”) para locação e tornou acessível a produção independente com equipamentos no formato Betacam estando durante todo o tempo de existência da empresa “up-to-date” em captação e processamento de finalização digital.
Suas investidas na tecnologia levou-o a investir pesadamente na edição não linear nascida na época.
As primeiras estações de trabalhos e de composição totalmente digitais, incluindo o primeiro Flame/Silycom Graphics equipamento que custou na época meio milhão de dólares e obrigou o compromisso em não usar a aparelhagem para o desenvolvimento de armas nucleares, investiu no Avid Symphony, coisa que só agora a Globo está fazendo, com um único exemplar, estes são exemplos de ousadia empresarial, demonstrando uma visão privilegiada do mercado onde atuava.
Em 1999, vendeu a produtora para a criação da CaradeCão (http://www.caradecao.com.br/main.asp) e passou a investir no mercado de ações.
Suicidou-se no dia 12/Julho/2006 na cidade do Rio de Janeiro aos 58 anos.
Não deixou herdeiros.

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Grande Tanko... deixou saudades... acompanhei sua trajetória no fórum projeção...
Incrivel, seus posicionamentos, colocações.
Sempre utilizando uma qualidade que Deus (apesar de vc. não acreditar nele), lhe deu (a ironia, o sarcasmo, a palavra facil), vc. discorria durante as madrugadas fazendo com que a frequência dos forenses aumentasse, na medida de suas postagens...
polêmicas, contraditórias e contradizendo a tudo e a todos.
Sem dúvida, vc. uma inteligência brilhante e super especial...
Um abraço onde vc. estiver, do amigo
Danton

4:10 PM  
Anonymous Ana Gauna said...

Trabalhei na J. B. Tanko de 1987-1991, Alexander foi o homens mais exigente, detalhista, perfeccionista e inteligente, que eu conheci. Eu gostava muito de trabalhar com ele, e o pai dele.

10:02 AM  
Blogger Ana Mercedes Gauna said...

Década de 80, foi quando eu conheci o velho senhor J.B.Tanko e depois o filho dele, Alexander Tanko. Gostei muito de trabalhar durante vários anos na empresa deles dois. Eu me demiti depois de uma discussão com o Alexander Tanko, lembro que um dia depois de anos, ele gritou comigo quando eu pedi um aumento de salário, e no dia seguinte ele achou a minha carta de demissão em cima da mesa dele, e ele não me viu mais durante vários meses. Depois de meses, fizemos as pazes de novo, eu contratei a empresa dele para fazer uma captura digital no Silicon Graphics dele para o meu ex-emprego.
Ele era uma pessoa muito difícil, muito genioso, exigente, mas era uma pessoa que eu gostei muito de conhecer e trabalhar junto, durante vários anos. Tenho saudades daquela época. Ele me deixava assistir tudo o que eu quisesse ver de gravações que ele fazia dentro do estúdio dele, contanto que eu ficasse em completo silêncio na sala de blindada de edição de som e imagem. :-)

3:55 AM  
Blogger Ana Mercedes Gauna said...

Danton Mello, eu te conheci nessa época, década de 80. Eu me lembro do senhor. Eu trabalhava na mesma sala que a Karla Tanko e o Oscar Freire (eu nunca mais vi ambos).
O Leonardo Barreto (Diretor de Fotografia) e a Vânia Alves, que trabalhou junto com ele, eu achei e capturei eles para dentro do meu Facebook. Idem o Paulo Netto (filho) que trabalhava na Giovanni & Associados naquela época. O Marcos Frauches que trabalhou na DPZ Propaganda. Década de 80 foi uma época boa.

4:05 AM  
Blogger Ana Mercedes Gauna said...

Humberto Freire, eu trabalhei na J. B. Tanko Filmes (JBTV) (InterFace) na década de 80 durante alguns anos. Eu conheci pessoalmente o senhor lá. Eu gostaria de saber se o senhor tem alguma fotografia do senhor J. B. Tanko ou de Alexander Tanko, para uso na Wikipédia.

4:23 PM  
Blogger Leslie said...

Alexander Tanko foi meu amigo de infância. Seu pai, J.B. Tanko, era o intendente de minha mãe, atriz alemã, e melhor amigo dela e que eu adorava. Morávamos tb em Laranjeiras, éramos quase vizinhos. Como Alexander era 12 anos mais velho que eu, ele andava mais com minha irmã. Somente qdo eu fiquei adulta é que passamos a nos ver e encontrar com bastante frequencia. Até o dia em que me casei com um Suiço...Alexander não se conformou com essa minha decisão e a partir daí nunca mais nos vimos...desde 1994. Soube que havia falecido mas não soube de nenhum detalhe. Me entristece saber que deixou essa vida por livre e espontânea vontade. Porém, não me surpreende. Sua mãe teve o mesmo destino. Que estejam todos em paz.

5:44 AM  
Blogger Alan Curtis said...

Quero compartilhar com todos vocês aqui sobre como recebo meu empréstimo do Sr. Benjamin, que me ajuda com um empréstimo de 400.000,00 Euros para melhorar meus negócios. Foi fácil e rápido quando solicito o empréstimo quando as coisas estavam ficando difíceis com o meu negócio. Benjamin me concede empréstimo sem demora. aqui está o email do Sr. Benjamin / contato whatsapp: +1 989-394-3740, lfdsloans@outlook.com /

10:01 PM  
Blogger HENRIQUE BENETABLE DE OLIVEIRA said...

EU TAMBEM TRABALHEI NA TANKO DE 1990 A 1994 CONHECI O ALEXANDRE TANKO E SEU PAI , CONHECI OUTRAS PESSOAS COMO O MOA ,O LEONARDO ,A CARLA TIVE A HONRA DE CONHECER LEONEL DE MOURA BRIZOLA QUANDO CANDIDATO AO GOVERNO DO RIO DE JANEIRO ,O JÁ FALECIDO ARTUR SENDAS , QUE FAZIA OS COMERCIAIS DO SUPER MERCADO SENDAS .

5:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

It's the best time to make a few plans for the long run and it is time to be happy. I have learn this submit and if I may just I want to suggest you few attention-grabbing issues or tips. Perhaps you can write subsequent articles relating to this article. I desire to learn even more things approximately it!

12:42 PM  

Post a Comment

<< Home